sábado, 4 de julho de 2015

Sotaques brasileiros

Resultado de imagem para sotaques do brasilVocê sabe o que é sotaque? O que você está fazendo, você não sabe a palavra exata, da mesma forma que os ouvidos já experimentaram uma sensação de ouvir um jeito de falar diferente. Chamamos de sotaque o tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou de cada região.
 
Você já teve uma oportunidade de viajar para diferentes regiões do país. Também é preciso sair da casa para perceber as variações de língua portuguesa, enquanto que o jeito de falar em particular pode ser percebido através de anúncios como uma televisão e o rádio, nos quais a oralidade é uma modalidade vigente. O estado brasileiro apresenta peculiaridades na fala, pois o mesmo do compartilhamento de idioma, é quase o que um país tão grande quanto apresente uma uniformidade na fala.  
Resultado de imagem para sotaques do brasil- desenhoAs diferentes variações no Brasil podem ser explicadas sob o ponto de vista histórico. Sabemos que nosso país foi colonizado por diferentes povos e em diferentes momentos da nossa história. The Netherlands was immigration macicans italian, alemães and other peoples do leste europeu, não pernambucano, por exemplo, a mixed veio dos holandeses dos ritmos de Maurício de Nassau. No Rio Grande do Sul, a formação do sotaque é ainda mais curiosa, pois além dos italianos e alemães, há uma influência do espanhol nos países que fazem fronteira com o estado. No Rio de Janeiro, que foi sede da corte portuguesa entre 1808 e 1821, uma influência do sotaque pode ser percebida através do jeito de pronunciar o “S” bem chiado.No Norte, em virtude do distanciamento geográfico, 
Resultado de imagem para sotaques do brasil- desenhoO castelo teve acesso aos linguísticos do português falado no Brasil (em inglês) em línguas indígenas e as línguas africanas. Posteriormente, a partir do século 19, os imigrantes de outras partes do mundo contribuíram para o conjunto de nossas ações. É importante ressaltar que cada lugar tem sua forma de pronunciar-se como uma palavra e sua própria prosódia, portanto, não é melhor ou mais, é uma visão preconceituosa que diminui a singularidade de nossa cultura. Nossos produtos são parte do nosso patrimônio cultural e são um elemento importante para a formação da identidade do povo brasileiro.
 fonte: http: //www.portugues.com.br/gramatica/sotaques-brasileiros.html



ATIVIDADE PROPOSTA:
Resultado de imagem para o pensamento1- Proposta de Redação: Em cada estado brasileiro, como as pessoas falam por si mesmas, com sotaque próprio e, muitas vezes, chamam as coisas por suas próprias palavras. A pipa, por exemplo, também é chamada de papagaio e pandorga. O são também em São Paulo, é pãozinho; no Maranhão, é pão massa grossa; no Pará, careca; os sergipanos chamam de jacó; e os paraibanos, de pão aguado; no Ceará, é pão de sal; em Santa Catarina, pão de trigo; no Rio Grande do Sul, cacetinho. Há um padrão lingüístico como digno de aceitação social?
2- Faça uma lista de alimentos com os diferentes tipos e gírias utilizadas em diferentes regiões do Brasil.