segunda-feira, 15 de junho de 2015

Desigualdade Social


Ao estudar a estratificação social percebemos que os indivíduos e grupos situam-se em posições desiguais na estrutura social. Quando os sociólogos estudam a desigualdade social, eles tentam compreender como as posições que pessoas e grupos ocupam na estrutura social levam a vantagens e desvantagens como, por exemplo, o fato de alguns grupos em nosso país terem mais acesso a posse de bens, a transporte, educação, saúde, moradia do que outros.

Esses estudos são muito importantes para compreendermos como as desigualdades em nosso país são socialmente construídas ao longo do tempo e então pensar em alternativas para diminuir estas desigualdades, ou seja, para que o nosso país seja cada vez mais igualitário.

Em nossa sociedade, as pessoas e grupos se organizam em posições ou estratos sociais com base em atributos como idade, o fato de ser homem ou mulher, a ocupação, a renda, a raça ou a cor da pele. Essa estratificação posiciona as pessoas e grupos em uma ordem hierárquica na qual os grupos mais favorecidos ficam no topo e os menos favorecidos ficam na base.

No Brasil, mesmo após um século de abolição da escravatura, ainda persiste a desigualdade racial, ou seja, a desigualdade entre negros e brancos.

Estudos e pesquisas mostram que no nosso país os negros ainda têm menos anos de estudos e rendimentos menores.

Esta desigualdade racial é um reflexo da nossa herança da escravidão e da exclusão dos negros na sociedade. É muito importante estudar estas desigualdades para pensar em ações que contribuam para diminuí-las.

Outra desigualdade que se faz presente na sociedade brasileira é a desigualdade entre homens e mulheres que chamamos desigualdade de gênero. Estudos e pesquisas mostram que, mesmo com avanços alcançados pelos movimentos feministas e com as mulheres tendo mais anos de estudos do que os homens ainda persistem entre nós desigualdades de salários entre homens e mulheres, por exemplo. Uma das pistas para compreendermos esta desigualdade é o fato de na nossa cultura, as mulheres sempre serem associadas ao cuidado com os filhos e com a casa, ou ainda com a ideia de ser o “sexo frágil” essas ideias, que também são tipos de preconceitos, são construídas socialmente e influenciam nos empregos e cargos que as mulheres ocupam que, geralmente, são aqueles com menores salários. Os sociólogos ao estudarem a desigualdade de gênero mostram como essa desigualdade foi construída pela nossa cultura ao longo do tempo ela também pode ser desconstruída, ou seja, é possível transformar a realidade!

Também é possível observar ao nosso redor a desigualdade entre ricos e pobres no nosso país. Essa desigualdade é reflexo de uma distribuição de renda desigual na qual um grupo pequeno da população concentra grande parte da renda enquanto a maioria da população tem rendimentos bem menores.


ATIVIDADES PROPOSTAS 1:



ATIVIDADE PROPOSTA 2

Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o 
e-mail: angela.boscardin@gmail.com

Veja na foto abaixo como fazer: