segunda-feira, 4 de maio de 2015

Taylorismo e Fordismo

Taylorismo

A produção escala cada vez mais global e a necessidade de diminuição do tempo e do esforço de trabalho demandou novas estratégias de racionalização da produção para esse fim. Um dos primeiros idealizadores das estratégias de racionalização da produção foi o engenheiro norte americano Frederick Taylor (1856-1915) que passou a pensar a produção de forma científica.
O taylorismo ou administração científica partia do pressuposto da divisão social do trabalho no qual a gerência era completamente separada da execução. Isso repercutia em grande especialização do trabalho e gerou muitos postos de trabalho. Taylor defendia que a redução que o aumento na produção e a redução dos custos dos produtos deveriam ser revertidos na forma de melhores salários (salário por produção) e também maiores lucros aos empresários. Pensando a partir das ideias de Marx é possível dizer que houve uma ampliação da alienação uma vez que o trabalhador não mais reconhece o produto do seu trabalho como também perdeu o domínio não apenas dos meios de produção, mas também perdeu o domínio sobre como produzir. As principais características do taylorismo são:
– Separação entre gerência e execução;
– Especialização das atividades;
– Padronização da produção;
– Remuneração por desempenho

Fordismo

Criado pelo engenheiro americano Henry Ford (1863-1947). O fordismo é uma aplicação prática do taylorismo, parte do mesmo pressuposto das ideias de Taylor e acrescenta um nome elemento: a esteira da linha de produção. Além do trabalhador perder a forma de organização do trabalho, perde também o ritmo do seu trabalho o qual é ditado pela donos dos meios de produção que controla a esteira de produção. As principais características do fordismo são:
– Aperfeiçoamento da linha de montagem por meio da esteira (semi-automatização);
– Produção e consumo em massa;
– Baixa exigência de qualificação profissional;
– Operário funcionava como uma peça de máquina e realizavam uma única tarefa;

O sistema de produção fordista estava em grande sintonia com o modelo de estado conhecido como social democracia. Enquanto a iniciativa privada funcionava sob a luz do fordismo o Estado garantia uma boa arrecadação de impostos os quais financiavam serviços públicos. Com os salários valorizados e políticas públicas fortes a renda do trabalhador potencializava o consumo favorecendo os capitalistas.

Com a Crise do Petróleo entre outras nas décadas de 1970 e 1980 o modelo fordista passou a perder espaço por não oferecer a variedade e diversidades de produtos que o mercado globalizado exigia, concomitante a isso houve aumento do setor de serviços por conta da automatização intensa da produção. Para atender a um mercado mais globalizado, exigente e sementado foram criadas mais flexíveis de organização da produção de produção dentre as quais destaca-se o Toyotismo.



ATIVIDADE AVALIATIVA

Após ler o texto realize a atividade abaixo. Para resolvê-la leia as orientações com atenção. Não esqueça de colocar seu nome completo na atividade. Ao terminar click em “Finish” (finalizar). Depois selecione “Enviar as minhas respostas ao professor” e mandar para o e-mail: angela.boscardin@gmail.com

Veja na foto abaixo como fazer:



AVALIAÇÃO VIRTUAL


HORA DA REVISÃO


TRABALHO AVALIATIVO

Elaborar uma produção textual contendo no mínimo 4 páginas e não devem ultrapassar 6 páginas. O trabalho deverá ter a seguinte estrutura:
  • CAPA
  • FOLHA DE ROSTO
  • INTRODUÇÃO
  • DESENVOLVIMENTO
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS 
  • REFERÊNCIAS
O trabalho deverá ser desenvolvido em grupo com no máximo 3 integrantes. O seu texto precisa contemplar os seguintes aspectos:
  • Modelos produtivos: as diferenças entre taylorismo, fordismo e toyotismo.
  • O modo de produção flexível e o novo perfil do trabalhador no século XXI.
Lembre-se que um texto argumentativo tem como objetivo defender uma ideia a respeito de um tema proposto, utilizando-se de argumentos teóricos. 


fonte: fonte: http://sociologiak.blogspot.com.br/2010/12/taylorismo-e-fordismo.html
http://www.mundoeducacao.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm
http://cafecomsociologia.com/2017/02/introducao-as-estrategias-de-racionalizacao-da-producao.html
https://filosofonet.wordpress.com/2013/09/05/o-modo-de-producao-flexivel-e-o-novo-perfil-do-trabalhador-no-seculo-xxi/