terça-feira, 17 de março de 2015

Cultura

A cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas as gerações mais jovens pela educação. Educar, pois, é transmitir aos indivíduos os valores, conhecimentos, as técnicas, o modo de viver, enfim, a cultura do grupo. 

A cultura é “a vida total de um povo, a herança social que o individuo adquiri de seu grupo. Ou pode ser considerada parte do ambiente que o próprio homem criou”.(Clyde kluckhohn, Antropologia - um espelho para o homem, pg. 28)

O antropólogo polonês Bronislaw (1884-1942) ensina que a cultura compreende “ bens processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados”.

A aquisição e a perpetuação da cultura são um processo social, não biológico, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social.

Nas sociedades em que não há escolas, a transmissão da cultura se da através da família ou da convivência com o grupo adulto. Nesse caso, a educação é assistemática.
Há escolas, estas se encarregam de completar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais, nesse caso, a educação é sistemática, isto é, obedece a um sistema, a uma organização previamente planejada.

Identidade Cultural

Cada povo tem uma cultura própria. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura. Não há sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura.

Desde que nasce, um indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive. A não ser o recém – nascido e os raros indivíduos que foram privados do convívio humano, não há pessoas desprovidas de cultura.

A cultura é um estilo de vida próprio, um modo de vida particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural.

Aspecto material e não material da cultura

A cultura material consiste em todo o tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipo de habitação, etc. A cultura material pode influir no estilo de vida de um grupo. Por exemplo: no interior do nordeste a farinha de mandioca é alimento básico; as redes são usadas por grande parte das pessoas para dormir; as casas são pobres são com barro e folhas de palmeiras. Forma-se assim, um modo ou estilo fundamentado na cultura matéria da região.

A cultura não – material abrange todos os aspectos não – materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Por exemplo, a maioria da população brasileira segue a religião católica, não há pena de morte na legislação do Brasil e, embora proibido por lei, o preconceito racial é bastante difundido no país.

Os elementos da cultura

A cultura é um todo, um sistema, um conjunto de elementos ligados estreitamente uns aos outros. Para efeito de estudo, vamos desmembrá-la em suas partes, seus elementos. Os principais elementos de uma cultura são: os traços culturais; o complexo cultural; a área cultural; o padrão cultural, a subcultura.

Traços Culturais

Uma ideia uma crença, representavam traços culturais. Um carro, um lápis, uma capa, uma pulseira, um computador também são exemplos de traços culturais.

Os traços culturais são os elementos mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura. É necessário ressaltar que os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mágico ou religioso. Para os fiéis das religiões afro – brasileiras, por exemplo, os colares têm usados cores especiais, dependendo da divindade cultuada pessoas e, de acordo com a crença dão proteção a quem os usa. Portanto, só no conjunto da cultura é que se pode entender um determinado traço.

Complexo Cultural

A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um complexo cultural que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros: carros alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfile, etc. Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc.

Área Cultura
A religião em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. Esta é, portanto, a área geográfica por onde se distribui uma certa cultura. Assim, os grupos humanos localizados em que determina área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e complexos culturais.

Padrão Cultural

Padrão cultural é uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade. Os indivíduos normalmente agem de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade em que vivem -agem de uma forma estão expressando os padrões culturais do grupo. No Brasil, por exemplo, o casamento monogâmico é um padrão de nossa cultura.

Subcultura
No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Há regiões do Rio Grande do Sul onde, além dos costumes e valores serem muitas vezes diferentes dos praticados no restante do país, até a língua principal é o italiano ou o alemão. Também os jovens apresentam costumes às vezes muito diferentes dos da população adulta, por isso alguns autores falam de uma subcultura juvenil. Numa subcultura geralmente encontramos o mesmo elemento da cultura, mas com seus símbolos, suas normas, sanções e seus valores sociais particulares.



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Valores Morais e Ética

Ética e moral são palavras com significados frequentemente parecidos e, ao mesmo tempo, podem ser bastante diferentes. De fato, existem muitas definições possíveis desses termos, embora eles quase sempre estejam de algum modo relacionados. Entenda mais sobre esses conceitos a seguir.

Por outro lado, a ética pode ser mais contextual e ao mesmo tempo maior que a moral, pois envolve uma reflexão sobre a conduta humana. Conforme Umberto Eco, “A dimensão ética começa quando entra em cena o outro”. Assim, é possível perguntar a alguém: qual é a sua ética?

Apesar dessas definições e dos exemplos a seguir, é importante lembrar que essas palavras possuem significados bastante plurais. Desse modo, é um debate ainda em aberto e bastante complexo na filosofia.

Ética e moral

Ética e moral dizem respeito ao modo como seres humanos conduzem suas ações em sociedade.

Geralmente, a moral é normativa – ou seja, é o conjunto de regras de conduta atreladas ao costume ou a uma cultura. Por essa razão, a moralidade não é muito flexível. É como pensar: “o que é certo, é certo”, e ponto.

Exemplos de ética

A ética envolve a preocupação sobre as consequências da ação de um ou mais indivíduos sobre outras pessoas. Em todas as situações, a ética visa pensar sobre o eu e a relação com o outro. A seguir, confira alguns exemplos de comportamentos que podem ser considerados éticos:
Um psicólogo clínico não comenta sobre os casos de seus pacientes com terceiros (porque sua conduta profissional é de manter uma relação de confiança com os clientes).
Uma médica decide cobrar um valor mais baixo pela consulta para pacientes com baixa renda (porque ela entende que o maior número de pessoas deve ter acesso à saúde).
Uma mulher não fura a fila do banco (porque ela não quer ser injusta com outras pessoas que estão esperando por mais tempo).
Um pai prepara uma festa de aniversário para seu filho (porque ele havia prometido ao menino uma comemoração).
Um dono de uma loja não vende produtos falsificados a seus clientes (porque preza pela sua qualidade e a confiabilidade).
Uma pessoa heterossexual impede uma agressão homofóbica ou reage a um xingamento (porque ela é contra a homofobia e defende uma sociedade igualitária).

Exemplos de moral

À princípio, a moral se refere aos costumes e leis gerais impostas pela cultura. Assim, essas regras são ensinadas e permanecem como imperativos que, se não forem cumpridos, podem causar o sentimento de vergonha e culpa no indivíduo. Veja alguns exemplos:
Uma pessoa vê uma oportunidade de roubar, mas não o faz (porque a moral impõe que não se deve roubar).
Um cliente percebe que o funcionário da loja lhe deu um troco maior, e decide devolver o dinheiro (porque a moral prescreve que deve ser uma pessoa honesta).
Uma aluna denuncia uma colega que estava ‘colando’ durante a prova (porque é errado trapacear segundo a moral).
Um pai prepara uma festa de aniversário para seu filho (porque a moral impõe que ele deve ser um bom pai).
Um dono de uma loja não vende produtos falsificados a seus clientes (porque a boa moral prescreve que não se deve enganar as pessoas).
Uma pessoa heterossexual impede uma agressão homofóbica ou reage a um xingamento (porque, conforme a moral, ninguém deve ser agredido injustamente).

DISCUSSÃO

1- É ou não ético roubar um remédio, cujo preço é inacessível, para salvar alguém que, sem ele, morreria?

2- Um amigo lhe conta um segredo e você promete não contar a ninguém. Ele conta que tirou nota integral na prova porque colou. Sabendo da amizade, a professora, desconfiada, procura você e pergunta se o seu amigo colou. O que você faz? Conta a verdade para a professora, quebrando a promessa feita com o amigo ou mantém o segredo? O que é certo ou errado fazer nesta hora? 

3-Você é um funcionário da Funai, trabalhando na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, nota que ianomâmis estão envenenando o bebê de uma índia, que está aos prantos.Como os índios camaiurás acreditam que gêmeos trazem maldição, Mayutá deveria ser envenenado. Você impediria a morte do bebê?

ATIVIDADES PROPOSTA

ATIVIDADE AVALIATIVA:

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fonte: http://www.significados.com.br/etica-e-moral/
https://www.todoestudo.com.br/filosofia/etica-e-moral