sábado, 19 de setembro de 2015

Veja 10 exemplos de corrupção no cotidiano do brasileiro

No último domingo, cerca de 1 milhão de brasileiros foram às ruas para clamar pelo fim da corrupção no meio político. Segundo pesquisa Datafolha divulgada, somente na cidade de São Paulo, 47% dos manifestantes foram para avenida Paulista para reclamar desse péssimo hábito enraizado no meio político.

O famoso "jeitinho brasileiro" tem como objetivo, muitas vezes, obter alguma vantagem financeira Foto: Thinkstock

Classificada pela própria presidente Dilma Rousseff (PT) como uma “senhora idosa”, a corrupção, segundo ela, pode estar em todo lugar. Será que o brasileiro está realmente acostumado a cometer deslizes morais e éticos e talvez nem perceba quando está corrompendo ou sendo corrompido?

O Terra preparou uma lista com os principais deslizes cometidos em nosso País. Se você quer o fim da corrupção e já se viu cometendo algum desses atos, pense bem, você pode ser um corrupto.


Definição da palavra "Corrupção" Foto: Arte Terra

1. Sonegação de imposto

Corrupção na hora de sonegar o imposto de renda 
Foto: Shutterstock

A Sonegação de Imposto de renda causa bilhões em prejuízo ao governo federal anualmente. Na hora de declarar aquela despesa, muitos brasileiros costumam utilizar notas que não se enquadram ou tentam arranjar dependentes para que a mordida do leão seja mais leve.

O dinheiro sonegado poderia contribuir para a construção de estradas, hospitais e melhorar a infraestrutura do Brasil. A grana acabou indo pelo ralo pelas mãos da própria população.

2. Carteirinha falsa 


É comum o uso de carteirinha de estudante na compra de ingressos 
Foto: Mônica Garcia / Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra

Se você não tem, deve conhecer alguém que possui uma carteirinha de estudante falsificada. “O ingresso é muito caro”, dirão alguns, tentando justificar seu ato de corrupção. O fato é que a carteirinha falsa já se espalhou de tal maneira, que produtores de espetáculos praticamente dobraram o valor das entradas no Brasil para poder compensar o dinheiro perdido com as falsificações.

Sendo assim, quem é honesto e não cria um documento falso acaba pagando valores absurdos por causa da indústria das carteirinhas.


3. Compra de CNH

Venda de CNH 
Foto: Reprodução

Eis uma das máfias mais conhecidas do brasileiro: a da compra de carteira de habilitação. Várias operações policiais já desmantelaram diversas quadrilhas especializadas em vender a carteira de motoristas. Os crimes vão desde a compra do documento até o pagamento do famoso “quebra” na hora da prova prática de direção.

4. Fazer hora no trabalho 


Fazer hora no trabalho para ganhar hora extra 
Foto: B4i

Essa corrupção pode passar despercebida, mas é capaz de movimentar milhões em hora extra e gastos desnecessários nas empresas. Não existe uma pesquisa medindo quanto se é gasto por hora não trabalhada dos funcionários, mas é fácil encontrar aquele colega que fica enrolando no café ou deixa passar a hora antes de bater o cartão para fugir daquele congestionamento.

5. Pirataria


Pirataria é comum no Brasil 
Foto: Reforma

Sabe aquela barraquinha de CDs piratas que existe em qualquer bairro? Ela é um exemplo clássico de crime que está incorporado na sociedade brasileira. As vendas são feitas à luz do dia e sem o menor constrangimento, tanto para o vendedor quanto para o comprador. A mesma regra se aplica à cópia ilegal de músicas ou conteúdos com direitos autorais feitas pela internet.

6 . Desrespeitando os outros 

 
Estacionamento em local proibido 
Foto: M. A. / vc repórter

Aquela vaga de deficiente não é sua, a não ser que você tenha alguma deficiência, claro. É uma regra simples, mas facilmente ignorada em nosso País. Do mesmo modo que não é difícil encontrar idosos em pé no ônibus ou metrô enquanto jovens ocupam os lugares reservados para tirar aquele cochilo. Sem falar nas mães e pais que insistem em colocar crianças enormes, de 5 anos, por exemplo, no colo apenas para furar a fila no caixa preferencial. Estamos de olho.

7. Ganhando no troco
 
O rapaz do caixa te dá um valor a mais em troco e você finge que está tudo certo e comemora a “sorte do dia”. A malandragem existente em nossa cultura pode fazer com que a “lei do mais esperto” transforme tudo em uma bola de neve.

8. Pagando um "cafezinho"
 
Oferecer o famoso "cafezinho" para uma autoridade
Foto: Shutterstock 

Já viu alguém gostar mais de um "cafezinho" do que agente corrupto? Pode ser policial rodoviário, policial militar, delegado ou agente de trânsito. Se ele achar que está na hora de tomar aquela xícara de café, vai te pedir uma ajudinha. O "café" certamente será mais barato do que pagar pelo que você fez de errado. De novo, a lei do mais esperto entra em ação e muita gente se deixa corromper.

9. "Contrabando Gourmet" 

 
Muitos usam as viagens internacionais para o contrabando de produtos 
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Quem nunca viu aquele amigo indo para o exterior lotado de pedidos de quem ficou por aqui. “Me compra um Iphone 6 e finge que ele é seu, tira da caixa”. É um contrabando "gourmet", um pouco mais sofisticado do que já existe há décadas na velha fronteira com o Paraguai. Quem passa a perna na Receita Federal, muitas vezes, é tratado como herói no Brasil, quando deveria ser chamado de corrupto. Concordam?

10. Gatonet

Muita gente já ouviu falar naquele aparelhinho mágico que “abre todos os canais da sua TV a cabo”. Basta pagar uma vez e pronto, você tem todos os canais livres para consumo. Se não rolar dessa maneira, tem o primo do amigo do irmão que trabalha na operadora de TV a cabo e consegue liberar tudo por uma quantia bem camarada. Mais uma vez, a corrupção entrando na casa de cada um.

 
Uso irregular de TV a cabo 
fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/veja-10-exemplos-de-corrupcao-no-cotidiano
do-brasileiro,880b6c891fd2c410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html 




Atividades Propostas:

  1- Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Jeitinho Brasileiro: Conscientização Sobre Pequenas Corrupções“. Apresente uma proposta de intervenção e/ou conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defender o seu ponto de vista.
corrupções 
FONTE: https://www.infoenem.com.br/proposta-redacao-jeitinho-brasileiro-pequenas-corrupcoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário